terça-feira, 31 de março de 2015

Como se chama o filho de Rubens? – Questão de Raciocínio Lógico Resolvida.

Márcio e o filho, mais Rubens e o filho foram pescar. Márcio pescou tantos peixes como o filho, enquanto Rubens pescou o triplo dos peixes do seu filho. No total pescaram 35 peixes. O filho de Márcio chama-se Fábio. Como se chama o filho de Rubens?
a) Márcio                  
b) Rubens          
c) Fábio               
d) Joselias          
e) Júnior


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quinta-feira, 19 de março de 2015

Curso de Matemática Básica Para Concursos Públicos - Professor: Joselias.


Objetivo: Preparar os candidatos para concursos públicos das principais organizadoras FCC, VUNESP, CESGRANRIO, CESPE, CETRO, FUNCAB etc.
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Programa do Curso Matemática Básica – Coleção AulasVip: Operações com números reais. Números inteiros e racionais:  operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Frações e operações com frações. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Números e grandezas proporcionais:  razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; radiciação e porcentagem. Média aritmética simples e ponderada. Juros simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Resolução de situações-problema.  Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo,, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico matemático.  Conteúdo das Aulas:
Aula 01 - Números inteiros, fracionários e decimais: Números Naturais. Conjunto do Números Naturais. Números Pares e Números Ímpares. Números Inteiros. Propriedades e operações dos números inteiros. Módulo (ou valor absoluto). Conjunto dos Números Inteiros. Múltiplos e Divisores. Números Primos e Números Compostos.
Aula 02 - Decomposição em fatores primos. Números fracionários e decimais. Números racionais e fracionários.
Aula 03 - Exercícios sobre:Operações com números reais. Números inteiros e racionais:  operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Frações e operações com frações. 
Aula 04 - Exercícios sobre:Operações com números reais. Números inteiros e racionais:  operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Frações e operações com frações. 
Aula 05 - Exercícios sobre:Operações com números reais. Números inteiros e racionais:  operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Frações e operações com frações. 
Aula 06 - Exercícios sobre:Operações com números reais. Números inteiros e racionais:  operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Frações e operações com frações. 
Aula 07 - Exercícios sobre:Operações com números reais. Números inteiros e racionais:  operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Frações e operações com frações. 
Aula 08 - Exercícios sobre:Operações com números reais. Números inteiros e racionais:  operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais. Frações e operações com frações. 
Aula 09 – Mínimo Múltiplo Comum (MMC).
Aula 10 – Máximo Divisor Comum (MDC).
Aula 11 – Máximo Divisor Comum (MDC); Números primos entre si.
Aula 12 – Propriedades do Máximo Divisor Comum (MDC). Exercícios.
Aula 13 – Exercícios de Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC).
Aula 14 – Exercícios de Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC).
Aula 15 – Razão e proporção. Propriedades.
Aula 16 – Exercícios de razões e proporções.
Aula 17 – Exercícios de razões e proporções.
Aula 18 – Exercícios de razões e proporções.
Aula 19 - Divisões proporcionais. Grandezas diretamente proporcionais.
Aula 20 - Divisões proporcionais. Grandezas inversamente proporcionais.
Aula 21 - Exercícios de divisões proporcionais, grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Aula 22 - Exercícios de divisões proporcionais, grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Aula 23 - Regra de três simples.
Aula 24 - Regra de três composta.
Aula 25 - Exercícios de regra de três simples e regra de três composta.
Aula 25 - Exercícios de regra de três simples e regra de três composta.
Aula 26 - Porcentagem, taxa percentual e taxa unitária. Lucro Sobre o Preço de Venda e Lucro Sobre o Preço de Custo.
Aula 27 – Exercícios de porcentagens.
Aula 28 – Porcentagem: Taxa de variação percentual.
Aula 29 – Porcentagem: Taxa de variação percentual. Fator (ou Coeficiente) de Acumulação.
Aula 30 – Exercícios de porcentagens.
Aula 31 – Exercícios de porcentagens.
Aula 32 -  Juros Simples. Cálculo de Juros Simples e Montante. Taxas proporcionais.
Aula 33 -  Taxas equivalentes em juros simples.
Aula 34 -  Juros exatos e juros comerciais (ou ordinários).
Aula 35 -  Exercícios de juros simples.
Aula 36 -  Exercícios de juros simples.
Aula 37 -  Sequências numéricas e não-numéricas.
Aula 38 -  Potenciação e Radiciação. Propriedades.
Aula 39 -  Potenciação e Radiciação. Propriedades.
Aula 40 -  Potenciação e Radiciação. Propriedades.
Aula 41 -  Potenciação e Radiciação. Propriedades.
Aula 42 -  Exercícios: Potenciação e Radiciação. Propriedades.
Aula 43 -  Exercícios: Potenciação e Radiciação. Propriedades.
Aula 44 -  Exercícios: Potenciação e Radiciação. Propriedades.
Aula 45 -  Função do segundo grau. Equação do segundo grau.
Aula 46 -  Função do segundo grau. Soma e produto das raízes.
Aula 47 -  Exercícios: Função do segundo grau. Equação do segundo grau.
Aula 48 -  Exercícios: Função do segundo grau. Equação do segundo grau.
Aula 49 -  Exercícios: Função do segundo grau. Equação do segundo grau.
Aula 50 -  Exercícios: Função do segundo grau. Equação do segundo grau.
Aula 51 -  Função do primeiro grau. Equação do primeiro grau.
Aula 52 -  Exercícios: Função do primeiro grau. Equação do primeiro grau.
Aula 53 -  Sistema de numeração sistema decimal (base 10). Base 2 (Sistema binário).
Aula 54 -  Exercícios: Sistema de numeração sistema decimal (base 10). Base 2 (Sistema binário).
Aula 55 -  Exercícios: Sistema de numeração sistema decimal (base 10). Base 2 (Sistema binário).
Aula 56 -  Exercícios: Sistema de numeração sistema decimal (base 10). Base 2 (Sistema binário).
Aula 57 -  Exercícios: Sistema de numeração sistema decimal (base 10). Base 2 (Sistema binário).
Aula 58 -  Exercícios: Sistema de numeração sistema decimal (base 10). Base 2 (Sistema binário).
Aula 59 -  Exercícios: Sistema de numeração sistema decimal (base 10). Base 2 (Sistema binário).
Aula 60 -  Exercícios.
Aula 61 -  Média aritmética simples e ponderada.
Aula 62 -  Exercícios: Média aritmética simples e ponderada.
Aula 63 -  Exercícios: Média aritmética simples e ponderada.
Aula 64 -  Exercícios: Média aritmética simples e ponderada.
Aula 65 -  Geometria: Formas geométricas. Ângulos. Bissetriz. Retas coplanares.
Aula 66 -  Geometria: Triângulos. Propriedades dos triângulos.
Aula 67 -  Geometria: Polígonos. Perímetros e áreas de figuras planas.
Aula 68 -  Geometria: Áreas e volumes.
Aula 69 -  Geometria: Relações métricas dos triângulos retângulos. Teorema de Pitágoras.
Aula 70 -  Exercícios de Geometria.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Teste seus conhecimentos de Raciocínio Lógico durante as férias. QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA ALUNOS DA CARREIRA FISCAL

Teste seus conhecimentos de Raciocínio Lógico durante as férias.
QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA ALUNOS DA CARREIRA FISCAL

1) (2014 -- ESAF -- ATA -- Ministério da Fazenda) A negação da proposição "se Paulo trabalha oito horas por dia, então ele é servidor público" é logicamente equivalente à proposição:
a) Paulo trabalha oito horas por dia ou é servidor público.
b) Paulo trabalha oito horas por dia e não é servidor público.
c) Paulo trabalha oito horas por dia e é servidor público.
d) Se Paulo não trabalha oito horas por dia, então não é servidor público.
e) Se Paulo é servidor público, então ele não trabalha oito horas por dia.
Resposta: B.
Veja a solução no link https://www.youtube.com/watch?v=gebSx0ybnx8

2) (2013-ESAF-Analista Técnico-Administrativo -- MF) Conforme a teoria da lógica proposicional, a proposição ~ P Λ P é:
a) uma tautologia.
b) equivalente à proposição ~ P V P .
c) uma contradição.
d) uma contingência.
e) uma disjunção.
Resposta: C.
Veja a solução no link https://www.youtube.com/watch?v=4ukeHYZ4xng

3) (2013-ESAF-Analista Técnico-Administrativo -- MF) A negação da proposição "Brasília é a Capital Federal e os Territórios Federais integram a União" é:
a) Brasília não é a Capital Federal e os Territórios Federais não integram a União.
b) Brasília não é a Capital Federal ou os Territórios Federais não integram a União.
c) Brasília não é a Capital Federal ou os Territórios Federais integram a União.
d) Brasília é a Capital Federal ou os Territórios Federais não integram a União.
e) Brasília não é a Capital Federal e os Territórios Federais integram a União.
Resposta: B.
Veja a solução no link  https://www.youtube.com/watch?v=NBX9QHaTrgA

4) Se Eva vai à praia, ela bebe caipirinha. Se Eva não vai ao cinema, ela não bebe caipirinha. Se Eva bebe caipirinha, ela não vai ao cinema. Se Eva não vai à praia, ela vai ao cinema. Segue-se, portanto, que Eva:
a) vai à praia, vai ao cinema, não bebe caipirinha.
b) não vai à praia, vai ao cinema, não bebe caipirinha.
c) vai à praia, não vai ao cinema, bebe caipirinha.
d) não vai à praia, não vai ao cinema, não bebe caipirinha.
e) não vai à praia, não vai ao cinema, bebe caipirinha.
Resposta: B.
Veja a solução no link https://www.youtube.com/watch?v=ABflEyxX8qc

5)  Qual o próximo termo da sequência abaixo:
1,1,1,3,1,4,1,1,3,6,1,2,3,1,4,8,1,3,3,2,¬4,1,6,.....?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 6
Resposta: A.
Veja a solução no link  https://www.youtube.com/watch?v=FuyMQs3OMj4

6) (Concurso Soldado Bombeiro Combatente -- RJ -- 2014) Em um setor de uma empresa há 3 funcionários Mateus, Ronaldo e Nélio. O chefe do setor necessita saber quem é o mais velho e o mais novo. Para tanto, ele sabe que:
1) Ou Mateus é o mais velho, ou Ronaldo é o mais novo.
2) Ou Ronaldo é o mais velho, ou Nélio é o mais velho.
Então o mais velho e o mais moço dos 3 funcionários são respectivamente:
Ronaldo e Nélio.
(b) Nélio e Ronaldo.
(c) Ronaldo e Mateus.
(d) Nélio e Mateus.
(e) Mateus e Ronaldo.
Resposta: B.
Veja a solução no link  https://www.youtube.com/watch?v=gxHOXkH_pgA

7) (2001 -- ESAF -  Técnico de Programação -- SERPRO) Daniel encontra-se em visita ao país X. Este país é formado por apenas duas tribos, a saber, a tribo dos Nuncamentem e a dos Semprementem. Embora utilizem exatamente a mesma língua, os Nuncamentem sempre dizem a verdade, e os Semprementem jamais dizem a verdade. Daniel ainda não domina o idioma local. Sabe que "balá" e "melé" são as palavras utilizadas para significar "sim" e "não". O que Daniel não sabe é qual delas significa "sim" e qual delas significa "não". Daniel encontra três amigos, habitantes de X, sem saber quantos deles são Nuncamentem e quantos são Semprementem. Daniel pergunta a cada um dos três separadamente: "Os teus dois amigos são Nuncamentem?". A esta pergunta, todos os três respondem "balá". A seguir, Daniel pergunta a cada um dos três separadamente: "Os teus dois amigos são Semprementem?". A esta pergunta, os dois primeiros respondem "balá", enquanto o terceiro responde "melé". Daniel pode, então, concluir corretamente que:
a) exatamente dois amigos são Semprementem e "balá" significa "sim".
b) exatamente dois amigos são Nuncamentem e "balá" significa "sim".
c) exatamente dois amigos são Semprementem e "balá" significa "não".
d) os três amigos são Semprementem e "balá" significa "não".
e) exatamente dois amigos são Nuncamentem e "balá" significa "não".
Resposta: E.
Veja a solução no link  https://www.youtube.com/watch?v=rzOV6PmmZUQ

8) Considere o número irracional 0,1010010001.... onde a parte decimal foi construída justapondo-se os termos da progressão geométrica (10, 100, 1000, ....). A quantidade de algarismos da parte decimal até o milésimo algarismo 1(um) inclusive é:
a) 500000
b) 500001
c) 500499
d) 500500
e) 500501
Resposta: D.
Veja a solução no link  https://www.youtube.com/watch?v=znvhe04i8uo

9) Esmeralda  adora  os  números  triangulares  (ou seja,  os números 1, 3, 6, 10, 15, 21, 28…), tanto que mudou de lugar os números 1, 2, 3, …, 11 do relógio de parede do seu quarto de modo que a soma de cada par de números vizinhos é um número triangular. Ela deixou o 12 no seu lugar original. Que número ocupa o lugar que era do 6 no relógio original?
A) 1
B) 4
C) 5
D) 10
E) 11
Resposta: C.
Veja a solução no link  https://www.youtube.com/watch?v=NS9azh_6-bU

10) Preenchendo-se a tabela abaixo com os 16 primeiros números naturais positivos de modo que a soma de dois números vizinhos seja um quadrado perfeito, temos os números x e y nas respectivas posições descritas na tabela.  VEJA FIGURA NO VÍDEO.
x y

Podemos afirmar que a soma x + y  é
a) 16
b) 18
c) 25
d) 34
e) 41
Resposta: A.
Veja a solução no link:
https://www.youtube.com/watch?v=rRAuA2CSaVE&list=PL3M5vP8IRNtHxD-h86ncXfCYx5pbe2Fxu&index=53

BOA SORTE E FELIZ NATAL
Joselias

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